pernambuco percussivo
Coco de Roda

Coco de Roda

O termo Coco designa, ao mesmo tempo, um ritmo e uma dança, é uma manifestação cultural genuinamente brasileira, da qual derivam elementos que dão origem à grande variedade de cocos existentes. O Coco de Roda é canto-dança das praias e do sertão nordestino, que mescla ritmos e danças do continente africano, das danças populares nativas dos indígenas brasileiros e dos bailes trazidos pelos colonizadores portugueses.

No Coco de Roda é sempre o coletivo que predomina, com a presença marcante da música, do canto e dos instrumentos percussivos, sempre acompanhados pela dança, em que participam homens, mulheres e crianças. O Coco funciona como um jogo, em uma dinâmica de perguntas e repostas, sendo a pergunta feita pelo cantador ou cantadora e a resposta coletiva. Os dançantes formam uma roda e seus participantes dançam, batendo palmas e respondendo em coro aos versos iniciados pelos cantadores.

Além das expressões corporais e palmas, uma de suas características mais marcantes são as batidas dos pés – descalços ou com calçados de madeira – que imitam o barulho do coco sendo quebrado no compasso da música.

Instrumentos

Ganzá
Pandeiro pele de couro
Alfaia de Compensado
Textura rabiscada

Apoio

Apoio SEBRAE e Cadeia de valor da economia criativa nordeste

Incentivo

incentivo FUNCULTURA, FUNDARPE e Secretaria de cultura governo de PE

Redes sociais