pernambuco percussivo
Capoeira

Capoeira

A Capoeira é ao mesmo tempo dança, jogo e luta. Originada dos escravizados bantos vindos de Angola, surge no contexto dos batuques da percussão e evolui como estratégia de defesa e resistência ao reaprisionamento, no cenário de fuga dos negros escravizados. Com o tempo se difundiu por todo o país e exterior, após conquistar o "status" de prática esportiva. Esta pesquisa apresenta o recorte da capoeira regional, criada no final da década de 1920 pelo Mestre Bimba, na Bahia.

Fortemente ritualizado, o espaço da Roda de Capoeira reúne cantos e gestos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia, um código de ética, e revelam companheirismo e solidariedade. A Roda tem a função de difundir os símbolos e valores diaspóricos africanos, e nela são formados e consagrados grandes mestres, além de transmitidas práticas e valores tradicionais afro-brasileiros. Metaforicamente, pode representar a roda do mundo, a roda da vida, onde há lugar para o inesperado, em que ora se ganha e ora se perde.

Os toques da Roda determinam o andamento do jogo, podendo ser mais soltos ou mais lentos e, normalmente, vêm acompanhados de cantos (solos ou em coro), palmas e instrumentos. Os sons do berimbau são como um código que os capoeiristas entendem e são acompanhados pelos pandeiros e pelo atabaque.

A Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira foram reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, enquanto a Roda de Capoeira é também um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecido pela Unesco.

Instrumentos

Atabaque
Berimbau
Caxixi
Pandeiro pele de couro
Textura rabiscada

Apoio

Apoio SEBRAE e Cadeia de valor da economia criativa nordeste

Incentivo

incentivo FUNCULTURA, FUNDARPE e Secretaria de cultura governo de PE

Redes sociais